Brasil é o segundo país no ranking de casos da doença, ficando somente atrás da Índia

O projeto Amor Cantado realizou na última quarta-feira (12), às 15 horas, pelo Youtube, uma apresentação musical para divulgar a campanha “Janeiro Roxo”, cujo objetivo é esclarecer sobre sintomas, prevenção e tratamento, além de diminuir o preconceito sobre a Hanseníase, doença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos.

A patologia crônica e infecciosa é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e pode afetar qualquer pessoa, independente de idade e gênero. Ela atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, podendo, inclusive, causar sérios danos neurais em caso de diagnóstico tardio. Os principais sintomas da doença são manchas na pele, com alteração na sensibilidade térmica, sensação de formigamento, caroços pelo corpo, febre, feridas, sangramentos nasais, entre outros.  

É importante ressaltar que a Hanseníase tem cura. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos que tem como função matar o bacilo causador da doença. A busca por assistência médica deve ser feita imediatamente após qualquer sinal para minimizar quaisquer chances de sequelas.  

“Por se tratar de uma doença cheia de estigmas e preconceitos, é necessário que ela seja mostrada a todos, para que entendam mais sobre ela”, afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua. Hercílio, Ramos cantor e apresentador do “Amor Cantado”, traz informações importantes, mostrando que o Brasil é o segundo país no mundo em números de casos da Hanseníase, ficando atrás somente da Índia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diagnóstico e tratamento gratuito a todos. 

Amor Cantado

O projeto foi criado há pouco mais de um ano com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos faz apresentações temáticas ao vivo (lives), tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e rock. No ano passado, foram abordados temas como Outubro Rosa, conscientização sobre a AIDS, prevenção do câncer de Pele, entre outros. 

A “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical -, é transmitida para o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos Hospitais do IMED. É também transmitida pelo Youtube através do canal “TV IMED”.

Assessoria de Comunicação IMED – Ecco Comunicação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content