O Hospital Regional de Luziânia, HRL, abriu em caráter emergencial por 180 dias e durante esse período só atenderá casos relacionados a síndromes respiratórias, preferencialmente os provocados por COVD-19. Essa iniciativa do governo estadual está focada na regionalização do atendimento, o que deve evitar grandes deslocamentos para os pacientes que moram nas regiões onde ficam os hospitais.

O HRL abriu em maio, com Goiás no nível 2 do “Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus”, que abrange mais de 100 casos confirmados da doença. No entanto, o Estado já tem o preparo para suportar o Nível 4, que é atingido quando há mil casos da Covid-19. A estadualização dos quatro hospitais no interior, entre eles Luziânia, torna o sistema de saúde ainda mais amplo e preparado para a demanda que poderá surgir nas próximas semanas.

Covid-19

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19)