Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada pela OMS / UNICEF em 1992, é atualmente o movimento social mais difundido em defesa do aleitamento. É comemorado em mais de 120 países, de 1 a 7 de agosto, aniversário da Declaração de Innocenti, assinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em agosto de 1990 para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

No Brasil, o Ministério da Saúde promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para todo o País, assim como a elaboração e distribuição de peças publicitárias e materiais informativos.

Durante os 31 dias deste mês, o lema ‘Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável’ será debatido em várias esferas da sociedade, a fim de apoiar o aleitamento para a saúde do planeta e dos seus habitantes.

Importância do leite materno

Por meio da amamentação a criança recebe anticorpos da da mãe. Eles protegem o bebê contra doenças como, diarreia e infecções, em principal as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade abaixa em crianças que se alimentam do leite materno, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento facial da criança, garantindo dentes fortes, melhor desenvolvimento da fala e que tenha uma boa respiração.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *