Certificação garante processos qualificados para os pacientes

Colaboradores comemoram a conquista da acreditação nível 2. Foto: Luiz Fernando Fernandes

Garantir o melhor atendimento possível para seus pacientes é um dos propósitos que guiam o funcionamento Hospital Estadual de Luziânia (HEL). Como resultado dessa política, o hospital acaba de obter a certificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização não-governamental e sem fins lucrativos que atesta a qualificação de serviços de saúde no Brasil utilizando uma extensa metodologia de avaliação e também de certificação na qualidade dos processos e de segurança realizados nas unidades hospitalares. Em âmbito nacional, o hospital é até agora o único hospital de campanha a ter o nível 2 ONA. Sendo a unidade hospitalar que mais salvou vidas no estado de Goiás, torna-se também uma referência nacional no tratamento de pacientes infectados pela covid-19.

A avaliação realizada pelo ONA foi requerida pelo hospital, de forma voluntária. O principal objetivo é estimular e ampliar a oferta de procedimentos permanentes e gerar melhoria contínua da atenção, segurança e qualidade de serviços. O diretor-médico do HEL, Dr. Alexandre Amaral, explica que a acreditação ainda é rara nos hospitais públicos e sua ausência dificulta o controle de processos. “Ela é uma ferramenta fundamental de aprimoramento de serviços em saúde”, reforça.   

Ainda ano passado, o Hospital Estadual de Luziânia conquistou o nível 1 da acreditação. Nesse nível, a unidade precisou superar em 70% das metas de padrões de qualidade e segurança definidos. Além disso, todas as áreas de atividades também foram avaliadas e aprovadas. Agora, com o nível 2, o HEL atendeu em 80% os padrões em qualidade e também 70% padrões de gestão integrada. “Agora, todos os processos que buscam as melhores práticas na assistência hospitalar são garantidos proporcionando aos usuários do SUS, um serviço que pode ser comparado com os bons hospitais privados do país. Isso salva centenas de vidas”, explica Dr. Amaral. “Essa conquista garante que os usuários do HEL terão, diariamente, um serviço de qualidade e que as equipes profissionais do hospital permanecerão em treinamento constante, visando a manutenção dessa grande conquista do SUS”, complementa.

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