Em visita dia 14 Ronaldo Caiado e diretores do IMED anunciaram abertura para o dia 20
O Hospital de Campanha de Luziânia deve começar a funcionar na próxima semana. A unidade recebeu 11 respiradores do Governo de Goiás e, inicialmente, terá 20 leitos de UTI. Em visita ao município, na noite desta quinta-feira (14), o governador Ronaldo Caiado (DEM) vistoriou a unidade junto com os diretores do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED e se comprometeram em declarações a imprensa a inaugurar o hospital em seis dias.
“É um desafio e uma corrida contra o tempo, mas temos uma equipe de gestores competentes e experientes para assumir essa missão”, afirmou Maria Caroline Dias, diretora do IMED. O governador Ronaldo Caiado disse que tem trabalhado com celeridade para a inauguração do hospital que vai beneficiar mais de um milhão de pessoas que vivem no Entorno do Distrito Federal. “É uma região extremamente preocupante pra nós e estamos unindo esforços para combater a disseminação do vírus nessa região”, afirmou.
Tratamento de Covid-19
O Hospital de Luziânia, segundo o governador, é a opção mais rápida para o tratamento de pessoas com a Covid-19 no Entorno do Distrito Federal. Ele foi construído pela prefeitura de Luziânia. Após Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás, a gestão do hospital passou a ser do Estado de Goiás. A Organização Social (Os) IMED vai administrar a unidade. O hospital recebeu mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares destinadas por deputados goianos para que fosse equipado.
A expectativa é de que, após a pandemia, o Hospital Regional de Luziânia se torne referência no atendimento à população da região. “Nós vamos ter um hospital estruturado também para continuar servindo a população do Entorno como hospital de referência. A população de Brasília, que precisar, vai poder contar com esse hospital também. O acesso aos serviços de saúdes tem de ser universal”, destacou Caiado. Além de Luziânia, o Governo de Goiás estadualizou o Hospital Municipal de Formosa, também na região do Entorno, para atendimento de casos de covid-19. A unidade de Formosa contará com leitos clínicos e UTI e, a exemplo da unidade de Luziânia, funcionará como Hospital de Campanha durante a pandemia.